planejamento financeiro

Como fazer uma comunicação eficaz no seu condomínio

A comunicação condominial é de extrema importância para facilitar a administração do condomínio e garantir que não haja mal-entendidos. Nosso objetivo é te dar algumas dicas que podem ajudar nesse processo, mas o ideal é que você faça testes e observe o que funciona melhor para o seu condomínio. 

Escolha o canal de comunicação

Escolha quais canais de comunicação você vai usar. A dica é fazer uso tanto de canais digitais, quanto físicos, pois há vários perfis de moradores no seu condomínio e todos devem ter acesso às informações. Redes sociais, aplicativos de mensagens e de gerenciamento de condomínio, quadros de avisos nos elevadores, halls e garagens e até uma circular periódica como um pequeno “jornal” do condomínio são exemplos de canais de comunicação que podem ser muito eficazes.

Esteja disponível

O síndico tem que ter um horário para atendimento presencial, pois há casos em que conversar cara a cara acalma os ânimos e evita maiores desentendimentos, principalmente no caso de conflitos entre moradores. Estabeleça dias e horários em que você estará disponível para atendimento, inclusive em seu número de telefone pessoal. Afinal, o síndico também tem uma vida particular e, muitas vezes, outras atividades profissionais e não pode correr o risco de receber um telefonema no meio da madrugada para lidar com um caso de barulho excessivo, por exemplo.

Faça reuniões do condomínio regularmente

Quanto mais os moradores se engajam em se comunicar entre si, melhores decisões são tomadas em relação a projetos que atendam a todos. Em contrapartida, quando os moradores não estão por dentro do que se passa no condomínio ou das possibilidades que podem adotar para melhorá-lo, costuma-se haver mais resistência a mudanças e dificuldade na aprovação de projetos.

Portanto, reúna os condôminos regularmente para discutir melhorias, projetos, orçamentos e tudo que envolva a vida comum do condomínio. Quanto mais as pessoas se envolvem, mais se tornam participativas e colaborativas entre si, o que contribui para uma comunicação eficaz.

Regras são essenciais

As regras que regulam a convivência dentro de um condomínio são essenciais para a segurança e boa vivência de todos. Relembre sempre essas regras nos meios de comunicação adotados pelo seu condomínio, assim como também, os motivos para que elas existam. Um bom conhecimento das regras ajuda na hora de estabelecer uma comunicação eficaz com seus condôminos.

Por fim, mantenha os meios de comunicação condominial atualizados e tente sempre divulgar os avisos com antecedência para que todos tenham tempo de ler e, caso tenha dúvidas, possa perguntar. Faça uso de uma linguagem concisa e direta e tente ser o mais breve possível, pois, caso alguém vá ler um aviso que está afixado no elevador, o tempo para isso é somente o tempo que levará até chegar ao seu andar. Divulgue os meios digitais, como o Instagram, Facebook ou o grupo de Whatsapp do condomínio para que, aqueles que quiserem, possam ter um fácil acesso. 

Lembre-se: administrar um condomínio é como administrar uma empresa, portanto, a comunicação interna deve ser eficaz para que todos conheçam seus direitos e deveres e consigam desempenhar bem sua função.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?
Enviar pelo WhatsApp