Férias: Como garantir a segurança da sua casa enquanto você está fora

O mês de Julho está chegando e já se tornou prática entre a maioria das famílias combinar as férias de todos os membros para junto das férias escolares das crianças. Assim, todos podem se divertir e até fazer a tão esperada viagem em família. Mesmo com a pandemia, muitos estão aproveitando a vacinação dos membros mais velhos para que as crianças voltem a visitar os avós, e muitos hotéis se adequaram às normas de cuidados e higienização para voltar a receber os visitantes. 

Para que as suas férias seja ainda mais segura, trouxemos algumas dicas do que fazer para que, quando você voltar, a sua casa esteja te esperando exatamente da mesma forma que você a deixou:

1 – Não banque o inocente

Deixar as luzes da varanda ou do corredor acesas, um rádio ligado ou pedir para o seu vizinho dar uma “olhadinha” de vez em quando não são práticas eficazes de segurança. Muito pelo contrário, isso só chama ainda mais atenção para a sua casa. Ou você acha que ninguém vai perceber aquelas luzes acesas o dia todo? Ou o rádio ligado de madrugada? E, a não ser que o seu vizinho tenha algum super treinamento em vigilância, ele nem vai saber o que precisa ficar olhando!

Grupos de assaltantes especializados em invadir casas quando os donos viajam, seguem determinados padrões de vigiar o comportamento dos donos e identificar até o momento exato em que eles saem de férias. Se o seu plano é criar alguma ilusão de movimento, programe lâmpadas com temporizador em alguns cômodos da casa para que elas fiquem acesas somente algumas horas em períodos alternados, recriando o padrão de uso comum da família.

2 – Toda residência é tão forte quanto o seu ponto mais fraco

Identifique e elimine todos os pontos fracos da sua casa. Muros baixos e com saliências que facilitam a escalada, trancas quebradas ou velhas, janelas fáceis de quebrar ou portas ocas e fáceis de arrombar. Tudo pode ser identificado como um facilitador na hora do assalto para que a sua casa seja a escolhida.

3 – Não fale sobre suas viagens de férias por aí

A maioria dos ladrões aproveitam as oportunidades, portanto, não facilite para eles. Combine com a sua família para só postar sobre a viagem nas redes sociais quando chegarem das férias, não saia contando para todos os vizinhos quando você vai viajar e não faça muitas movimentações atípicas no dia da viagem. 

4 – Remaneje os serviços

Direcione as assinaturas de jornais e revistas para o endereço de outra pessoa ou cancele no mês que você não vai estar em casa. Nada denuncia mais a ausência de alguém do que um quintal cheio de correspondência. Desligue também a sua campainha e o seu telefone fixo para que não ouçam eles tocando sem serem atendidos. Se conseguir mudar as suas contas para a versão digital para que não haja boletos jogados pelo seu quintal também, vai ser ótimo!

5 – Evite a circulação de pessoas pela sua casa

Recolha as cópias de chaves que você possa ter deixado com o porteiro ou algum prestador de serviço e não combine reparações e faxinas na sua ausência. Tudo pode ser uma brecha para que um assalto seja feito, pois, ou podem ver que você realmente não está em casa ou a pessoa prestadora do serviço pode não ser tão cuidadosa quanto você. 

Já se você tiver um cachorro que não vai viajar com a família, vale a pena deixá-lo em casa e combinar com um vizinho para alimentá-lo, já que a ausência do cachorro pode ser suspeita, além dos seus latidos serem úteis numa possível invasão.

6 – Dificulte a vida dos bandidos

Reforce as trancas, aumente a quantidade de cadeados, coloque grade nas janelas e até tábuas de madeira por dentro para dificultar um possível arrombamento das portas. Tudo é válido na hora de atrasar ao máximo o acesso dos ladrões à sua casa. Esse pode ser o fator crucial que vai convencê-los a buscar outro alvo mais fácil e desistir de você.

Se, infelizmente, não conseguir impedir o acesso dele ao interior da casa, continue o trabalho na parte de dentro. Esconda itens de valor nos lugares mais improváveis possível. Quando o ladrão invade uma casa que pode ter um sistema de segurança ou não, ele não vai querer arriscar a ficar lá dentro por muito tempo. Portanto, é comprovado que sempre são roubadas as coisas mais óbvias e que estão mais à vista. 

7 – Instale um sistema de segurança na sua casa

Câmeras com sensor de movimento que possibilite o seu monitoramento à distância e gravam as imagens em algum servidor externo são as melhores opções. Seguindo a lógica do trabalho mais limpo e mais rápido, um ladrão não vai querer invadir uma casa que ofereça muita resistência e um sistema de segurança que pode alertar você e a polícia rapidamente, sendo que ele vai conseguir roubar praticamente a mesma coisa em uma casa vizinha que esteja muito mais simples de invadir. 

Portanto, assim como na dica anterior, o trabalho aqui é simples: mostrar para o bandido que a sua casa não vale a pena, pois ele vai ter muito trabalho e correr muitos riscos para conseguir praticamente o mesmo resultado.

8 – Cuidado com o paisagismo

Utilize o paisagismo a seu favor, não contra. Não cultive árvores e arbustos perto dos muros, pois eles podem ser usados como facilitadores na hora de uma escalada, como também plantas volumosas podem ser usadas como esconderijo. Também não deixe itens de manutenção e jardinagem espalhados pelo seu quintal, como escadas, bancos e ferramentas, pois tudo isso pode ser usado em um possível assalto.

Além do mais, um jardim descuidado e folhas acumuladas podem denunciar que a casa está abandonada há algum tempo. Aqui, seguimos a mesma lógica das luzes acesas durante o dia e da correspondência jogada no seu quintal: não esqueça de nenhum detalhe que possa aparentar que não tem ninguém em casa.

Esperamos que essas dicas te ajudem a viajar com mais tranquilidade e a deixar a sua casa mais segura como deve ser, mas, se precisar de um reforço, o Grupo Apec está aqui para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?
Enviar pelo WhatsApp