Segurança no inverno: cuidados a se tomar com aquecedores

O inverno só começa oficialmente no mês que vem, no entanto, com a chegada do outono, muitas pessoas já começam a sentir aquela diferença na temperatura e a tirarem os casacos e cobertores do armário. De fato, é nessa época que as temperaturas passam a cair e precisamos ficar atentos a nossa segurança e a dos nossos vizinhos.

Em algumas regiões do Vale, nem mesmo as cobertas mais quentes conseguem dar conta do frio e por isso, os aquecedores são amplamente utilizados. Muito se fala sobre os cuidados que devem ser tomados com os aquecedores a gás, no entanto, todos eles precisam de cuidados especiais para não causarem acidentes. Pensando nisso, o Grupo Apec separou algumas dicas para você se sentir mais seguro, olha só:

1) Aquecedores a gás

Para esse tipo de equipamento, é necessário a contratação de um especialista, devido ao alto risco de vazamentos e acidentes. Ele é o que tem o maior custo-benefício, no entanto, é preciso ficar de olho se a chama está sempre com a coloração azul. Se ela estiver amarela, a regulagem não está adequada, o que pode resultar em intoxicações e mortes.

2) Aquecedores portáteis

Uma opção mais acessível e prática, devido a sua mobilidade, eles são populares em vários condomínios no Vale do Paraíba. Para esse tipo de equipamento, recomenda-se que eles estejam fixados em locais seguros, distantes de crianças, animais, tecidos e outros materiais inflamáveis, já que ele pode causar queimaduras e acidentes. Também é preciso realizar revisões periódicas para minimizar as falhas.

3) Lareiras

A lareira, apesar de não ser muito popular, ainda sim precisa de atenção quando utilizada. O fogo deve estar sempre isolado para evitar acidentes e sua utilização deve ser feita em ambientes arejados.

Nesse momento, muitas pessoas optam por opções alternativas para o aquecimento como a queima de álcool e gasolina em panelas, por exemplo. Esses métodos não são recomendados em hipótese alguma, já que aumentam os riscos de incêndio e asfixia.

Na dúvida, é melhor sempre consultar o zelador ou síndico do seu condomínio para entender melhor qual é a melhor instalação para a sua construção. E claro, contar com a ajuda de uma empresa especializada em segurança para garantir que nada vai sair dos conformes.

E aí, como você tem fugido do frio com segurança na sua casa? Escreve pra gente nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?
Enviar pelo WhatsApp