Férias: o que fazer com as crianças no condomínio?

Durante as férias, a circulação de crianças pelo condomínio tende a aumentar, já que elas estão à procura de outras atividades para preencher o tempo antes ocupado pela escola. Como muitos condomínios ainda mantém suas áreas comuns fechadas devido à pandemia, essas crianças costumam ficar pelos estacionamentos e áreas abertas, correndo riscos devido aos carros e aumentando o índice de barulho que pode incomodar, principalmente, os moradores dos andares mais baixos.

Para isso, é importante uma ação conjunta entre os pais e a administração do condomínio na busca de atividades criativas que possam entreter essas crianças e evitar maiores conflitos entre os condôminos. Nós trouxemos algumas dicas que podem ajudar nesse processo para que todos passem ilesos pelas temidas férias:

Comunicados lúdicos

As crianças vêem o mundo de forma diferente e não entendem os motivos de existirem tantas regras, já que elas não percebem os perigos que nós adultos percebemos por elas. Comunicados coloridos e chamativos podem ajudar na hora de fixar pelo condomínio as regras e cuidados que todos devem seguir durante o período de férias. Estes comunicados podem até ser distribuídos por alguns personagens no primeiro final de semana, por exemplo.

Dicas para os pais

Assim como as crianças terão seu próprio comunicado, os pais também devem receber o seu com dicas para minimizar o barulho e o tédio durante esse período. O uso de tatames e tapetes pode ajudar na hora em que as crianças estiverem correndo pelo apartamento. Assim como, sugerir jogos de tabuleiro e brincadeiras que exigem mais concentração e lógica como quebra-cabeças e brinquedos de montar pode ajudar a manter o silêncio depois do toque de recolher.

O que o condomínio pode fazer para ajudar?

Independente de estarmos vivendo um período de pandemia, onde cuidados são necessários e devem ser mantidos, crianças necessitam de socialização e isso é um fato. Uma dica que o condomínio pode colocar em prática para amenizar esse problema é a realização de recreações virtuais com recreadores profissionais que poderão fazer atividades com as crianças e ajudá-las a ter esse contato (mesmo que virtual) com os amigos do condomínio. Algumas atividades também podem ser feitas com as famílias ao ar livre, mantendo o distanciamento social, como assistir um filme em um telão ou piqueniques em que cada família tenha o seu próprio lanche e espaço. Mesmo sem o contato físico, é importante que as crianças tenham essa convivência de comunidade e possam ver que os amigos estão bem e também estão passando pelo mesmo que elas.

Caso a maioria dos condôminos concorde, o que pode ser perguntado por um questionário interno, algumas áreas comuns podem ter o acesso flexibilizado para as crianças durante o período de férias e pode-se estabelecer a higienização e o uso da máscara. O condomínio pode propor atividades com recreadores que não requerem contato, como ginástica para crianças e dança.

É primordial que haja uma parceria entre o condomínio e os pais e a compreensão geral de que criança é criança e elas também têm total direito de usufruir do condomínio e serem respeitadas em suas necessidades. Cabe aos adultos estudarem as melhores formas para que isso aconteça de forma segura e, claro, divertida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?
Enviar pelo WhatsApp