Correspondências: Os cuidados na gestão dentro do condomínio

Um assunto que é muito esquecido na administração de um condomínio, ou que não é tão levado a sério quando se trata de segurança dos moradores é a correspondência e a sua gestão. Quanto maior é a quantidade de moradores, mais tempo é necessário para gerir o recebimento e entrega de cartas, encomendas e outras coisas do gênero.

No entanto, o que é para ser um trabalho fácil, pode se tornar uma dor de cabeça, já que uma eventual violação, extravio ou atraso na entrega podem ser culpa do condomínio, já que ele é o responsável imediato pela guarda e distribuição das correspondências. Se algo foge do comum e o morador conseguir provar, o síndico e seus prepostos podem ser responsabilizados por danos morais e materiais.

Além disso, é preciso tomar cuidado redobrado quando o caso é de intimação judicial. A lei permite que a intimação seja entregue ao condomínio, no entanto, caso ela não chegue nas mãos do morador, todo o processo pode ser prejudicado e pode inclusive, gerar um novo processo ao morador e ao condomínio. Manter a identidade do intimado preservada também é de extrema importância. Nada de fixar em mural, grupo de WhatsApp e afins só para encontrar o responsável mais rápido.

Um bom síndico deve colocar a pauta em assembleia com os moradores e identificar possíveis pontos de falha para uma melhora gradual. Além, é claro, de incentivar e orientar zeladores ou profissionais responsáveis pelo recebimento e distribuição para não aceitarem nada que estiver violado, nem tampouco, para demorarem na entrega aos respectivos donos. O ideal é que haja um funcionário que possua essa responsabilidade diária, algumas horas por dia.

E aí, síndico, como está a gestão de correspondências no seu condomínio? Segura o suficiente?

O Grupo Apec é lider há mais de 15 anos no mercado em ampliar a sua segurança em todos os aspectos. Fale conosco! Nossa responsabilidade é sempre com você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?
Enviar pelo WhatsApp