A gente sabe que a vida em sociedade não é fácil. É mais difícil ainda quando se trata de condomínio, em que pessoas diferentes são obrigadas a viverem no mesmo espaço, que muitas vezes, nem é tão grande assim.
O silêncio é o maior causador de conflitos. Um condômino que se incomoda com barulhos, outro que jura que não está fazendo o barulho que incomoda…. Cabe ao síndico ser o grande “juiz” desses impasses e tomar uma decisão. Mas como tomar essa decisão evitando conflitos?
Existe uma lei do silêncio específica em cada município, que não consta no Código Civil, por isso, antes de qualquer coisa é preciso estar sempre atento ao que é aceitável dentro dessa lei e deixar explícito no regulamento do condomínio, de forma que seja do conhecimento de todos.
Uma vez que todos saibam dos seus direitos e deveres, é preciso se atentar a alguns pontos:
– Política da boa vizinhança: Tentar o diálogo amigável antes de qualquer providência sempre será a melhor solução e resolve 90% dos casos;
– Respeito: Ele é fundamental. O direito de uma pessoa acaba onde começa o de outra, por isso, agir com o máximo de respeito possível é imprescindível em qualquer que seja o caso;
– Alternativas: Analisar de onde vem o barulho e ajudar oferecendo alternativas para diminui-lo ou cessa-lo também é uma boa ideia. Instalar painéis nas paredes para diminuir o ruído de televisão, pequenos pedaços de feltro nos pés dos móveis para diminuir o barulho de arrastar no chão, entre outros.
– Polícia: A Polícia pode ser acionada caso o condômino seja notificado formalmente e não tome providências. No entanto, o ideal é sempre buscar alternativas para não chegar nesse ponto.
E aí, como está a convivência no seu condomínio ultimamente? O Grupo Apec está há mais de 15 anos no mercado sempre te auxiliando a ser um gestor ainda melhor e com mais segurança. Conte conosco! Nossa responsabilidade sempre será com você.