Preloader logo

Existe diferença entre porteiro, vigia e vigilante?

A dúvida sobre a diferença entre porteiro, vigia e vigilante é uma das mais comuns para quem está elaborando uma equipe de segurança patrimonial. E a resposta, apesar de simples, ainda pode trazer mais confusão se não for explicada detalhadamente.

Por isso, hoje, vamos te explicar que existem diferenças entre as três profissões e quando você precisa de cada uma delas, olha só:

– Vigilante: É o cargo mais exigente entre os três. O vigilante tem uma série de requisitos que precisa cumprir para exercer melhor a sua ocupação. Diferente do porteiro, que fica parado, o vigilante faz patrulhas no perímetro periodicamente. Além disso, ele sabe como lidar com situações de risco e é treinado para o manuseio de armas, resolução de conflitos, primeiros socorros e muito mais;

– Vigia: Diferente do vigilante, que é um profissional credenciado, o vigia não conta com esse registro profissional e por isso, não pode manusear armas e realizar as funções do vigilante. Esse profissional só pode observar o perímetro, mas, teoricamente, ele não é treinado para lidar com situações de conflito como o vigilante. Também não há tantos requisitos para atuar como vigia, como há para atuar como vigilante;

– Porteiro: O porteiro não é, efetivamente, um profissional de segurança e sim, um colaborador da equipe de conveniências. Evidentemente que, a implementação de um porteiro, sobretudo na portaria virtual, acrescenta uma camada de segurança ao patrimônio, mas de forma geral, esse profissional não possui as noções técnicas para atenuar conflitos e exercer rotinas de defesa. O porteiro administra o acesso ao condomínio.

Apesar das diferenças, cada profissão tem o seu papel e precisam ser trabalhadas em conjunto em um bom planejamento de segurança patrimonial. Nenhuma delas é dispensável ou melhor que outra, mas cada uma tem seu papel e suas atribuições.

Por isso, ao elaborar um planejamento de segurança, fale conosco do Grupo Apec. Estamos há mais de 15 anos no mercado e podemos constatar qual é a melhor combinação para proteger o seu perímetro. Entre em contato e peça um orçamento sem compromisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.grupoapec.com.br/wp-content/uploads/2016/07/pexels-photo-24464-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 550px;}
Chat | Grupo Apec
Solicite um orçamento