Preloader logo

Meu condomínio precisa ter um CNPJ?

Essa é uma das perguntas que mais recebemos dos nossos clientes e dos condomínios que querem contratar os nossos serviços. Por isso, fomos consultar para te ajudar a responder essa dúvida, que é muito mais frequente que a gente imagina.

A resposta é SIM. Um condomínio precisa ter um CNPJ para criar contas em banco, contratar funcionários, comprar produtos, emitir boletos, realizar operações financeiras e ter relacionamento com terceiros, afinal, ele não deixa de ser um órgão autônomo, separado de qualquer pessoa física (um síndico, por exemplo).

No entanto, condomínios também não são considerados pessoas jurídicas ou empresas. Sua natureza é híbrida, já que eles não possuem nenhum tipo de negócio, mas são sua própria entidade e por isso, não seria justo que uma pessoa física, respondesse pelos ônus e pelos bônus de um órgão autônomo.

Por isso, se o seu condomínio não possui um CNPJ ainda, é preciso que ele esteja com toda a situação regularizada, isto é, com a convenção registrada em cartório, assim como as plantas, as atas em dia e toda a parte imobiliária regular. Aqui, nós recomendamos que o síndico ou a pessoa responsável por cuidar da pessoa jurídica do condomínio, peça o auxílio de uma empresa de assessoria empresarial ou contabilidade.

E aí, o que você achou da dica do Grupo Apec de hoje? Nós estamos há mais de 15 anos no mercado se preocupando com a sua segurança e do seu condomínio. Fale conosco e conheça um pouco mais do nosso trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.grupoapec.com.br/wp-content/uploads/2016/07/pexels-photo-24464-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 550px;}
Chat | Grupo Apec
Solicite um orçamento