Preloader logo

Moradores devem ser informados pelo síndico sobre casos de COVID-19 no condomínio?

COVID-19

Com os casos crescentes do novo coronavírus (COVID-19) e as medidas recentes de isolamento social e uso obrigatório de máscara, questiona-se se um morador diagnosticado deve comunicar ao síndico ou a administradora sobre sua condição.

A resposta pode ser um pouco controversa, mas não existe uma legislação que obrigue o morador a comunicar sobre sua contaminação. No entanto, por ser uma doença com índices de disseminação muito altos, o mais ético a se fazer é informar ao síndico, para que este faça algumas adequações na conduta de administração do todo.

Por exemplo, suponhamos que o contaminado pela doença mora sozinho. E sabemos que o COVID-19 vive por muito tempo em superfícies e em objetos. Qual será o protocolo tomado com o lixo produzido por esse morador? E pelas suas entregas em delivery? É preciso se  pensar em tudo.

Uma vez que o morador comunica da sua situação ao síndico, este deve elaborar um comunicado informando o condomínio sobre o caso de infecção, sem informar o nome ou apartamento do doente, já que ao fazer isso, ele desrespeita o sigilo e pode responder criminalmente por discriminação e danos morais.

O importante nesses casos, é de sempre manter o bom senso. Em condomínios moram profissionais de saúde que estão na linha de frente contra o vírus, idosos e outros pacientes do grupo de risco. Respeitar as normas internas e manter sempre um bom relacionamento é primordial para garantir sua segurança e da sua família neste momento.

O Grupo Apec está há mais de 15 anos no mercado garantindo sempre a maior responsabilidade com você. Entre em contato conosco e conheça nossas soluções para a sua segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.grupoapec.com.br/wp-content/uploads/2016/07/pexels-photo-24464-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 550px;}